Normas Gerais e Medidas Orientadoras de Convivência

Para que todos tenham a mesma referência na sua conduta, o Colégio, baseado na Proposta Educacional da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, estabelece normas, a fim de que a Comunidade Escolar mantenha uma convivência saudável.

 

1)    A saída de Alunos, durante as aulas, para irem à biblioteca, secretaria, tesouraria, mecanografia, bar, sala dos Professores, recepções, SCP … não é permitida. Esses serviços atendem durante o recreio, nos períodos livres e nos turnos inversos.

2)     A entrega de materiais e recados é feita somente na troca de períodos, bem como a entrada e a liberação de Alunos. As aulas não são interrompidas.

3)    O uso do uniforme é obrigatório para os Alunos da manhã e da tarde, inclusive para frequentarem reforços escolares, laboratórios de aprendizagem, biblioteca e outros. O uniforme deve seguir, rigorosamente, as indicações dadas na relação fornecida na matrícula e divulgada no site do Colégio. O Aluno do noturno deve apresentar-se no Colégio com trajes adequados ao ambiente escolar.

4)    Os Alunos que não estão em sala de aula, no início dos períodos, aguardam a próxima aula na biblioteca.

5)    A entrada de Alunos, a partir do 3º período, só é possível mediante autorização do responsável na agenda do Colégio.

6)    Os Alunos devem aguardar o próximo período em sala de aula, ao término das avaliações.

7)     Alunos e familiares devem acatar os critérios utilizados pelo Colégio para a organização das turmas e dos horários.

8)    Por medida de segurança, durante o recreio e nos períodos de aulas em salas especiais, a sala de aula é chaveada, não permanecendo ali nenhum Aluno (exceto o noturno).

9)     As avaliações de recuperação são realizadas no turno inverso (6° Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio).

10)   Alunos dos turnos da manhã e tarde com alguma indisposição procuram a “Sala de Saúde”. A comunicação aos Pais/Responsáveis, quando necessário, é feita somente pela coordenação ou técnica que atende na “Sala de Saúde”.

11)    Não é permitida a realização de confraternizações (aniversários, despedidas … ) em sala de aula ou nas salas especiais.

12)    Evite portar objetos que não fazem parte do material escolar: aparelhos e jogos eletrônicos, celulares, joias …

13)    O material escolar e o uniforme devem ser identificados. Em caso de perda, procurar na recepção dos Alunos.

14)    O Colégio não se responsabiliza pelos pertences dos Alunos (jogos eletrônicos, aparelhos, joias, valores em dinheiro, celulares, peças do uniforme, material escolar … ).

15)    Os comunicados aos Pais/Responsáveis e aos Professores são feitos via agenda do Colégio, obedecendo à data (inclusive casos de saídas antecipadas). Pedidos feitos por telefone ou em outro local que não seja a referida agenda não são aceitos.

16)    Somente o atestado médico justifica ausência ao Colégio. Apresentá-lo no prazo de até 04 dias a partir da data da falta.

17)    Por ocasião dos conselhos de classe (1° e 2° trimestres), as turmas envolvidas (5° Ano ao Ensino Médio) podem ser dispensadas.

18)    Após sinal para a troca de períodos, os Alunos devem permanecer em sala, preparando-se para a próxima aula.

19)    Para evitar problemas causados pelo uso indevido de medicamentos alopáticos ou fitoterápicos, o Colégio não oferece qualquer tipo de medicação aos Alunos.

20)    A escola não administra qualquer tipo de medicação vinda de casa sem a receita médica – Exigência da Vigilância Sanitária.

21)    Não nos responsabilizamos pelos dados armazenados nas unidades dos usuários que fazem uso do servidor do Colégio.

22)    Não é permitido baixar e/ou armazenar conteúdos pornográficos, softwares, jogos, entre outros, na unidade do servidor do Colégio. Esse material será excluído sem aviso e a conta do usuário será bloqueada.

23)    Somente é permitida a armazenagem, no servidor do Colégio, de conteúdo desenvolvido pelo professor e/ou material de trabalho escolar.

24)    Não é permitido o uso da internet para acesso às redes sociais, sites de jogos, chats e afins.

25)    O Colégio não se responsabiliza por publicações feitas pelos Alunos nas redes sociais.

26)    O Colégio não fornece endereços, telefones, e-mails e afins de Alunos, Professores e respectivos familiares.

 

 

As MEDIDAS ORIENTADORAS DE CONVIVÊNCIA do Colégio Dom Feliciano têm por objetivo integrar o Aluno à Comunidade Escolar, tendo como princípios a ética, a honestidade, a verdade e a responsabilidade. Objetivam o exercício da liberdade, do respeito, da corresponsabilidade, da participação e da busca do saber, do saber-fazer, do saber-ser e do saber-conviver.
Eis algumas das faltas disciplinares, passíveis de MEDIDAS ORIENTADORAS DE CONVIVÊNCIA, previstas no Estatuto Disciplinar:

1)    Portar, na Instituição, armas brancas ou de fogo, materiais inflamáveis, explosivos de qualquer natureza ou objeto que represente perigo para si e/ou para a Comunidade Escolar.

2)    Fumar nas dependências do Colégio.

3)    Comparecer ao Colégio alcoolizado ou sob efeito de qualquer substância psicoativa, salvo prescrição médica.

4)    Portar, introduzir, guardar, fazer uso ou oferecer a outrem drogas lícitas ou ilícitas dentro da Instituição ou representando a Instituição.

5)    Desrespeitar, ofender, provocar, desacatar – com palavras, gestos ou atitudes-Professores e Funcionários, Colegas e/ou Visitantes.

6)    Entrar em luta corporal ou ameaçar a integridade física e/ou moral de qualquer pessoa dentro da Instituição ou representando o Colégio.

7)    Atrapalhar o desenvolvimento das aulas e demais atividades escolares programadas.

8)    Proferir palavras de baixo calão ou registrá-las em qualquer lugar, dentro da Instituição.

9)    Danificar ou apropriar-se indevidamente de objetos alheios.

10)  Usar meios ilícitos para realizar trabalhos escolares.

11)  Prestar informações ou declarações, desprovidas de autenticidade e veracidade, em benefício próprio.

12)  Utilizar telefone celular e outros aparelhos eletrônicos em sala de aula, salas especiais, biblioteca ou durante as atividades escolares. Os aparelhos devem ficar desligados e na mochila.

13)  Causar, intencionalmente, danos, de qualquer natureza, ao prédio, mobiliário, acervo bibliográfico, equipamento, entre outros; ficando, inclusive, obrigado a indenizar a Instituição.

14)  Organizar qualquer forma de arrecadação monetária nas dependências do Colégio.

15)  Distribuir impressos; divulgar folhetos; fazer comunicações públicas, em nome da Instituição, sem a autorização da Direção da mesma.

16)  Deixar de seguir as normas de segurança do trabalho nas aulas de laboratório.

17)  Ocupar-se, durante as diferentes situações de aprendizagem, de qualquer atividade alheia às mesmas.

18)  Estando no Colégio, deixar de assistir às aulas ou de comparecer às atividades pedagógicas programadas, ausentando-se, intencionalmente, sem justificativa ou autorização.

19)  Fotografar e/ou filmar as dependências do Colégio, os Professores e os Colegas sem autorização. Gravar aulas, palestras, encontros, Professores e Colegas sem autorização.

20)  Publicar, na internet, fotos, filmagens ou brincadeiras que envolvam Professores, Colegas ou o Colégio em geral.

21)  Organizar, dentro do Colégio ou em nome da Instituição, passeios, excursões, campanhas, jogos, festas …

22)  Usar indevidamente o nome do Colégio, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), a assinatura visual, as iniciais ou qualquer símbolo que a ele se relacione sem a autorização da Direção.

23)  Recusar-se a cumprir determinações previstas no Estatuto Disciplinar.

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