“A educação é um mundo sem fronteiras em que aprendemos e ensinamos, mas a caminhada é de cada um e não tem atalhos.” (Luis Carlos Menezes)
GEA – Finalmente, alguém entendeu o quanto você é exigente!
Objetivo do Projeto:
Consolidar, cada vez mais, o Planejamento Estratégico do Colégio, bem como obter melhores resultados em avaliações externas (vestibulares, ENEM…).
Público-Alvo:
Participarão dos grupos alunos de 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio, que foram aprovados, no ano anterior, sem recomendação e/ou dificuldades nos componentes curriculares que serão oferecidos. As aulas acontecerão à tarde, sem nenhum ônus para os alunos, conforme cronograma específico e nos seguintes componentes curriculares: Atualidades, Filosofia/Sociologia, Química, Física, Português/Redação, Biologia e Matemática,
Forma de Ingresso:
Através de indicação em Conselhos de Classe.
Informações e exigências indispensáveis:
- Serão formadas 2 turmas com 30 alunos cada;
- As aulas iniciam na segunda semana de aula do período letivo e encerrarão na última semana de aula, conforme calendário escolar do corrente ano;
- A frequência obrigatória será de, no mínimo, 90% das aulas, sendo também exigida a pontualidade;
- O uso do uniforme será obrigatório;
- Também farão parte da avaliação do perfil do aluno a pontualidade e a prontidão na entrega e/ou cumprimento de possíveis tarefas;
- O aluno que, no decorrer das aulas, não demonstrar condições e/ou interesse para acompanhar o grupo, será orientado(a) a deixar a vaga para quem está na lista de espera;
- Após serem esgotados todos os alunos da lista de espera, poderão ser chamados para ingressar no GEA alunos que se inscreverem e apresentarem o Boletim com rendimentos em todos os componentes na expressão “B” ou “A” no(s) trimestre(s) anterior(es).
Confira o Horário da Iniciação Científica, Física e Química Experimental.
GEOC – PROJETO DE PARTICIPAÇÃO NAS OLIMPÍADAS ESTADUAIS E NACIONAIS
OBJETIVOS DO PROJETO
1. Incentivar e estimular o interesse pelos componentes curriculares, criando hábitos de pesquisa e leitura entre os educandos.
2. Proporcionar desafios e desenvolver espírito competitivo entre os educandos, preparando-os para participar das avaliações externas.
3. Oferecer oportunidades aos estudantes potencialmente capazes de representar a série e/ou escola .
4. Incentivar a capacidade de reflexão e raciocínio lógico-crítico, valorizando a autonomia no fazer escolhas e tomar decisões na construção dos conhecimentos.
5. Envolver os pais na realização das Olimpíadas, articulando, cada vez mais, a parceria Escola X Família e, assim, contribuir para uma maior aproximação do processo de aprendizagem dos filhos.
6. Proporcionar a interação entre professores das diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, intensificando o trabalho interdisciplinar.
7. Possibilitar que os educandos alavanquem os resultados, testando e monitorando seus conhecimentos, sendo assim, referência para autoavaliação do Colégio.
8. Estimular o desenvolvimento de talentos dos educandos que prestam provas nas diversas áreas.
9. Desenvolver nos educandos habilidades avançadas nas áreas que participam das competições, incentivando o aprender a pensar, refletir e o saber como fazer.
JUSTIFICATIVAS
Considerando a necessidade de:
– desafiar os educandos e incentivá-los à competitividade cognitiva;
– gerar um espírito investigativo, fazendo com que o educando queira superar os desafios que lhes são dados.
– tomar deciso?es ra?pidas, precisas, agindo com proatividade.
– formar cidada?os que saibam resolver, de modo inteligente e eficaz, problemas, independentemente da a?rea em que atuam.
– sensibilizar os educandos de que bons resultados sa?o com esforço e dedicac?a?o e, assim, valorizar o seu potencial de racioci?nio criativo.
Assim, o Colégio Dom Feliciano, tendo o compromisso com a Educação-Evangélico-
PROGRAMA CIÊNCIAS DA NATUREZA – QUÍMICA E FÍSICA EXPERIMENTAL
OBJETIVOS DO PROJETO
1. Realizar aulas experimentais com temas voltados às habilidades do Enem, na área das Ciências da Natureza;
2. Aplicar tecnologias associadas às Ciências da Natureza em diferentes equipamentos ou contextos;
3. Aplicar métodos e procedimentos próprios das Ciências da Natureza em diferentes contextos;
4. Possibilitar que os educandos alavanquem os resultados, testando e monitorando seus conhecimentos, sendo assim, referência para a autoavaliação do Colégio.
5. Incentivar os educandos à pesquisa e ao pensamento científico;
6. Aplicar a metodologia científica nas aulas experimentais, trabalhando a interrelação entre a ciência e a tencologia e a modificação da sociedade.
8. Utilizar formas alternativas para a execução das práticas experimentais, compreendendo os riscos ambientais associados ao uso da biotecnologia e o seu papel na conservação e recuperação do meio ambiente
JUSTIFICATIVAS
Considerando que a inserção da experimentação nas aulas de Química, Física e Biologia possibilitam uma interação entre professor e educando, permitem, com ações conjuntas, o desenvolvimento de novas estratégias de ensino e apropriação de conhecimento científico; que Beltran e Ciscato compartilham deste ponto de vista ao afirmar “ciência experimental exige, para seu estudo, atividades experimentais. Não é aconselhável, em qualquer hipótese, que os alunos aprendam química sem passar, em algum momento por atividades práticas”. (1991, p. 29) Considerando, ainda, que a experimentação não deve ser passada de forma desvinculada da teoria, mais sim de forma complementar, pois a prática sem o embasamento teórico não teria um caráter propriamente científico, e a teoria sem a prática muitas vezes não permite que o educando tenha uma assimilação efetiva; o uso da experimentação traz mudanças no cotidiano do aluno.
Com base nas perspectivas positivas projetadas pela interação entre teoria e experimentação na sala de aula, justifica-se a importância de concretizar os conhecimentos adquiridos em sala através de práticas experimentais em Laboratórios específicos nos referidos Componentes Curriculares.