A rotina exerce influência fundamental no desenvolvimento infantil, além de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da autonomia. O estabelecimento de rotinas é um dos aspectos fundamentais para dar segurança à criança. É assim também que ela desenvolve habilidades e aprende a lidar com as solicitações do ambiente familiar e escolar. As atividades que envolvem a rotina das crianças devem sempre considerar as suas habilidades e capacidade de realização (respeitando também a faixa etária). A organização da rotina de estudos dá mais segurança para as crianças, diminuindo a ansiedade frente às situações diárias.
O Serviço de Psicologia disponibilizará algumas sugestões de rotinas para as crianças e adolescentes, a fim de auxiliá-los na organização e gerenciamento do tempo em que, estarão em casa, visando a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades. A presença dos responsáveis no acompanhamento diário dos estudos e atividades é fundamental. Peça para seu filho(a) mostrar as atividades realizadas, comentar sobre o tema estudado, buscar novas fontes para aprimorar os conhecimentos, solicite que faça registros, desenhos, resumos, esquemas, mapas conceituais, cartazes…
Organize a rotina junto com a criança e com o adolescente, isso fará com que ele(a) se sinta responsável por essas tarefas.
Clique no texto abaixo sobre a importância da Rotina em casa.
Pais devem criar rotina em casa durante suspensão de aulas na crise do coronavírus